domingo, 23 de agosto de 2009

Review: Anipólitan 2009

O Anipólitan é um dos principais evento de anime e mangá do Nordeste. Este ano a organização da convenção continuou com o formato de dois dias num fim de semana e trouxe para o evento o cantor Ayumi Miyazaki. Além de uma elevada quantidade de stands se comparado com a edição anterior, claro que isto acarretou num aumento no preço do ingressos, o que com certeza afastou muita gente do evento.


Análise Geral:

Desde o ano passado decidi que não pegaria mais filas em eventos, antes eu freqüentemente fazia isso devido aos poucos stands de venda de mangás (Que naquela época se restrigia a um da JBC e outro da Conrad), então, cheguei ao evento cerca de 13h (O portão abre cerca de 11 as 12). Chegando lá resolvi passar na Comix pra resolver minhas pendências mangálisticas, como sempre encontrei meu grupo por lá. Desta vez a Comix veio mais preparada que o ano passado no AniBahia, deram uma arejadinha melhor no espaço (Apesar que estranhamente um canto do stand cheirava a ração de cachorro O.O), a quantidade de mangás também foi maior, pelo menos neste ano não tive problemas com falta de mangás que eu gostaria de comprar, pra falar a verdade, faltou foi dinheiro da minha parte, infelizmente esse ano também houve a fila anormal pra conseguir concluir as compras, mas como sempre se faz amizades na fila e a coisa acaba passando rápido. Os mangás estavam com 20% de desconto, um que dá um bom alívio na carteira. Depois de sair do stand com a sacola cheia e uma plaquinha (Que todo o ano some aqui em casa, mas que diabos me dão ela sem alguma coisa pra riscar nela) resolvi ficar pela área do palco, onde diferentemente dos outros anos que ficava apenas tocando algumas músicas e ouvindo o karaokê até chegar no horário do concurso cosplay (Que ocorria umas 17 as 18h), já estava tocando um banda, logo ápos umas 14:30 começou o concurso, o que me deixou muito espantada. Afinal, a maior diversão do evento é essa, e começar cedo é como dar um tiro no pé, primeiro: O evento ainda não esta completamente cheio. Segundo: Muitos cosplay ainda não chegaram justamente por achar que o concurso começa mais tarde. Por isso as apresentações foram bastante mornas e pouquissímas, foi triste ver mais tarde uma quantidade enormes de grupo de cosplays que certamente se apresentariam, mas perderam a chance.
Logo ápos o concurso resolvi dar uma passeada pelos stands. Como sempre fiquei chocada com os preços que algumas lojas cobram por gashapons, não preciso comentar as figures, né? Fico me perguntando se sai mais barato comprar essas coisas nas lojas onlines japonesas mesmo. No final comprei uma de Konata de Lucky Star com o maiô de natação, bonitinha e bem feita, e eu adoro a carinha relaxada da Konata. Também passei pela praça de alimentação, onde sempre cobram o olhos da cara por um petisco, a única coisa que valia o preço era o yakisoba, mais tarde chegaram a fazer a promoção de duas águas por 2 reais, nada mais do justo na minha opinião. Depois desse pequeno passeio veio a salvação para mim que tinha achado o concurso cosplay uma droga, o teatro cosplay com o "Anbu de Elite", assim como no ano passado engraçadissímo, como ótimas sacadas, quem tiver oportunidade procure no YouTube videos, não demorou muito e eu fui embora. No domingo o eventou também continuou morno, tirei o dia com minha colega pra tirar as fotos dos cosplays e caçar alguns mangás que acabei não pegando devido a fila da Comix no sabádo, dei uma olhada na seção gamer do evento, que este ano estava infinitamente superior, fiquei lá babando pelos DS e DSi do pessoal (Quem me conhece, sabe que eu sou doida pra ter um DSi) e assisti a reapresentação do "Anbu de Elite" (O que é bom vale a pena ver de novo!). Cheguei a ver o Ayumi cantando a música do Digimon, foi bom ouvir aquilo e relembrar da minha época de pirralha assistindo anime na tv aberta (Na verdade eu até hoje assisto digimon na tv aberta), mas foi apenas uma palhinha, por que colocaram uma outra banda pra tocar antes dele e eu não tenho palavras pra descrever como aquilo foi ruim, acabei me retirando do evento devido a voz da vocalista, normalmente eu não ligo muito pra essas de J-Rock-Anime-Brasileiro, nçao acho nem bom nem ruim, mas aquilo foi díficl de ignorar. Acabei indo embora sem ver Ayumi.

Saldo final:

Comparado ao ano passado, o Anipólitan perdeu com a antecipação do concurso cosplay, apesar da melhora no posicionamento dos stands e das áreas gamer e exibições. O evento acabou ficando morno mesmo com a presença do Ayumi Miyazaki, apesar de eu achar que os eventos brasileiros deviam tomar vergonha na cara e trazer mangakás e animadores para fazer juz com o cunho do "Evento de anime e mangá". Assim o Anipólitan fica devendo um evento melhor no próximo ano e que faça juz ao preço do ingresso.
----------------
Now playing: Ashlee Simpson - La La (by Laura Jane)
via FoxyTunes

Nenhum comentário: