segunda-feira, 30 de março de 2009

1/6000 Honesty

"Nós devemos viver cada um desses 6000 dias por inteiro. Você não quer se arrepender, certo? Porque o hoje nunca mais voltará"

Essa é a frase que definiria perfeitamente essa linda one-shot de Mashiba Hiromi, antes de falar sobre a one-shot vou me ater um pouco a mangaká. Achei poucas informações dela, o máximo do que consegui foi no Baka-Updates. Ela nasceu em 27 de Dezembro, é do signo de Capricórnio e seu sangue é do tipo A, ela possue 29 obras registradas no site, incluíndo one-shots, infelizmente além de 1/6000 Honesty só uma outra one-shot de uma coletânia da autora esta traduzido, uma pena mesmo. Mashiba tem um estilo de traço que não deve agradar muitos, devido ao seu estilo ser datado, as garotas tem grandes olhos brilhosos como os mangás shoujo mais antigos e os meninos traços mais afeminados (Mas ainda assim compatíveis e bonitos), adoro mangás com esse estilo mais puxado pra os antigos, mas uam parte dos fãs de mangá não concordam comigo, mas isso não deve em nada desmerecer a one-shot da autora, pois o traço cumpre o seu papel no transcorrer da história, esta sim a grande sacada dessa belissíma one-shot.

Seja honesta pelo menos um dia da sua vida:

No transcorrer das 115 páginas dessa one-shot (Grandinha, né?) somos apresentada a Tomoko, uma universitária que nunca teve um namorado, mas ela não fica se lamentando por isso, pelo contrário ela é bastante alegre e aparentemente pouco se importa com isso. Durante um Goukou (Um encontro entre homens e mulheres numa proposta de arranjar um par) ela encontra uma colega do ensino médio, Minami. Conversando as duas acabam por falar de Ogata, um antigo namorado de Minami ao qual Tomoko nutria sentimentos. Minami confessa que sabia dos sentimentos da amiga, mas tinha medo que naquela época os sentimentos dos dois fossem mútuos, por isso nunca comentou nada, pra finalizar ela diz o quanto é bonita aquela memória. Porém, para a Tomoko não se tornou uma mémoria e ela sempre acaba tendo seus sentimentos arrastados ao Ogata, mesmo que não fosse nada além de um amor não correspondido, nesta divagação Tomoko acaba sofrendo um acidente e acorda no seu quarto, mas não no tempo correto, mas sim quando ela tinha 16 anos e se torna um fantasma que assisti o seu passado sendo agido pela sua eu de 16 anos. A história se segue monstrando as relações de Tomoko no seu colegial com Ogata e sua colega Minami, claro que ao assistir Tomoko vai se revoltando com alguns comportamentos seu, como sua falta de honestidade consigo mesmo, o problema é que ela apenas uma espectadora, nada pode mudar um passado que infelizmente ela sabe como acabará.

Mas e ai?

1/6000 é um daqueles mangás que vc deve ler se deliciando a cada página, não é algo que é claro vai mudar seu mundo completamente, não é a autora propõe. A one-shot traz apenas um valor que é tão difundido em nossa época, mas por vezes acabamos nos esquecendo "só me arrependo do que não fiz". E é isso que apenas acontece com Tomoko, ela se arrepender de não ter feito aquilo que deveria, de não ter sido honesta com ela, coisa que infelizmente ocorre com a gente, que as vezes nos privamos de nossa felicidade pelo bem de outro, suforcando até mesmo a dor que isso pode nós causar. Na minha procura sobre informações li um comentário sobre a One-shot de qual faço as minhas palavras: 1/6000 Honesty é um mangá sobre o primeiro amor, a perda do amor e o reencontro do amor e acrescento que é um mangá sobre como é importante ser honesta consigo mesmo.

Nenhum comentário: