domingo, 19 de abril de 2009

Watchmen - Finalmente!

Tardiamente consegui concluir minha leitura, falo tardiamente pq estou comentando sobre a série muito depois ao furor que ocorreu sobre o lançamento do filme, heueheuehue, mas acho que estou fazendo isso no tempo certo, queria ler inteira antes de poder tocar no assunto. Bem, deixo claro que primeiramente eu assistir o filme para depois ler a história em quadrinhos e isso por único e simples motivo, a republicação da série devido ao primeiro. Acompanho as notícias do filme desde quando anunciaram a produção, pórem não tinha ninguém que pudesse emprestar alguma edição para poder ler, logo teria que ser como X-men 3, onde tive que esperar o lançamento do filme para comprar o encardenado da Saga da Fênix. Li a HQ a partir da nova edição, é claro que não foi a definitiva e sim a especial, que já me custou um valoroso esforço para conseguir a grana, bem aplicada por sinal. Não vou comentar a tradução e adaptações, primeiro pq eu não li nenhuma edição antiga, segundo pq pouco me importa se eles colocaram Minutemen ou Homens-Minuto, terceiro pq a essência da história foi passada para mim de qualquer modo, logo disponho essas correções a outros fãs, me abstenho disso.

Ouvindo sobre Alan Moore:

Desde comecei a acompanhar mangás sempre ouvi comentários sobre Comics, diferente de alguns otakus/otomes não sou fechada a apenas ao estilo japonês, gosto de ler um pouco de tudo, mas não vou mentir que havia pouco interesse em mim nas história da Marvel e DC, afinal, os mangás tinham um estilo de quadrinhos direcionado as garotas (Shoujos) logo isso parecia muito mais atraente para mim, o máximo que me aventurei nas Comics foi nas revistas do X-men, Homem-Aranha e Super-Homem, sendo que somente o segundo eu realmente gostei (Creio que devido ao fato da abordagem daquela linha ser da época do colégio de Peter Parker). Quando comecei a frequentar o site Universo HQ e algumas cominidades escutei (Ou na maioria dos casos ler) sobre Neil Gaiman e Alan Moore, chegava a ser assustador a uninimidade de elegios tecido sobre os dois autores. Tinha muito curiosidade sobre suas histórias, pórem o preço das suas revistas eram caros pra mim, comparando que naquela época um mangá custava menos que 10 reais, pagar por edições de luxo de Sandman, uma obra da qual eu não conhecia nada parecia ser um absurdo pra mim. Logo, eu acabei desistindo de acompanhar as comics, os encadernados eram caros e aquelas antologia vendidas em bancas eram confusas demais (Ainda me são, até hoje não consegui acompanhar o resto de Fugitivos por causa daquela lambança de precisar comprar pilhas de revistas pra entender o que diabos acontece no universo). Só agora que eu pude acompanhar uma obra do senhor Alan Moore (Já tinha comprado a primeira edição a tempos, pórem só recentemente consegui adquirir a segunda e como eu queria fazer logo tudo de uma vez teve essa demora) e creio que comecei bem (O coitado do Neil ainda estou devendo, mas tenho que me disfazer disso o mais rápido possível) .

Olhando Watchmen:


Watchmen trabalha num ambiente ao qual estou acostumada (Pórem ao qual eu nunca olhei mais atentamente), os dos hérois mascarados, pórem eles não buscam existir apenas num lugar real, eles coexistem com os eventos, as pessoas que realmente existiram e principalmente com as mudanças de tempo. Isso é uma coisa que o ocorre nas Comics que é como uma faca de dois gumes, a personagem fica preso numa certa idade, como forma de continuar sua história eternamente, isso certamente é ótimo para manter sempre o personagem vivo, mas também é ruim, pois não passa a sensação de identificação com o leitor (Ela pode até ocorrer a dado momentos, pórem aos poucos o leitor irá se afastar do personagem). Os hérois de Alan não possuem os super-poderes que são comuns em outra histórias, na verdade eles apenas são pessoas um pouco mais forte, ágeis, pórem com seus sentimentos e suas angústia. É interessante notar que em nenhum momento da série eles são chamados de super-hérois, apenas de hérois mascarados (O que eles realmente são, lembrando que eu não estou contando o Dr. Manhattan aqui). Quanto a arte da HQ, ela é realmente competente no seu trabalho e altamente contribuidora, Dave Gibbons me passou uma segurança ao desenhar que eu desejaria para mim, cheguei a ler em algum site que Alan Moore é tão perfeccionista em suas obras que descreve profundamente os quadros de suas histórias, logo não posso afirmar que os desenhos de Dave trazem detalhes preciosos a obra por si mesmo, mas não há como negar o quanto ele é bom. As mudanças de idade (Achei somente que Espectral 2 tava muito desenvolvida aos 13 anos, mas tem garota que é assim mesmo), trabalho com a musculatura e poses são ótimos e até mesmo didáticos, adorei mesmo. Quantos as cores, bem, é pouco estranho falar sobre isso, afinal, 80% dos quadrinhos que eu leio são preto e branco, mas a mudanças de tons fazem toda a diferença, mudam até o clima de um quadro para outro.

E a História?:


Deixando bem claro, não irei fazer o resumo da história, até pq eu sou péssima para isso, sempre falo demais e existem muitas reviews competentes por aí. Voltando (Ou começando) o assunto do tópico, a história é simplismente intrigante e instigante, isso parece até um repetição, mas repare bem, a história faz com que simplismente vc queira logo descobrir o que há por acontecer, não sei se isso ocorreu com outras pessoas, mas vc segue junto Rorschach na trilha para descobrir o que diabos está acontecendo, é estranho e escuro e vc vê as coisas sobre o olhar de uma pessoa que difusas, mas totalmente compreensíveis e instigante pq depois de ler uma obra como Watchmen meu pensamente foi logo para como eu gostaria de poder fazer algo tão bom ou comparável a isso (Tá, excluam meu pensamento, é coisa de escritora/desenhista mesmo). O caso é a história é ótima mesmo, nem tenho muita coisa a comentar, somente que a Lula ia fazer mais coisa (Tá, não vou mentir, imaginei aquelas coisas de série Sentai), mas isso daí é coisa da minha cabeça mesmo.

Personagens:


Todos eles obviamente seguem um esteriotipo de algum super-héroi dos quadrinhos. É meio dificil para mim descreve-los pelo simples fato que eu sou péssima nisso, além do quê a profundidade deles implica ais ainda nessa tarefa. Apenas comento que cada um deles são verrossimeis em sua situação: A confusão do Coruja, o descontetamento da Espectral 2, irredutibilidade do Rorschach (Apenas pra comentar, meu personagem favorito e cuja a história mais me comoveu), a inteligência de Ozymandias (Não consigo me ater muito nesse personagem, ele me parece tão longe de mim, uma sensação de topo, acho que essa sensação que o o autor quis passar, não sei dizer), a visão do Comediante e perda da humanidade de
Dr. Manhattan(Magnificamente recuperada). Ao fim, personagens que realmente fazem diferença na obra.

Comentários Finais:


A leitura de Watchmen me entusiasmou fortemente com os Comics, já tinha tido outras experiências do estilo com Fábulas e Fugitivos, pórem Watchmen sempre causa marcas em quê, creio que até mais em que acompanha as comics de super-hérois, isso deve ter um baque bem maior, em todo caso, um livro obrigatório na estante.

Nenhum comentário: